Seguidores

MOTOR E SEU FUNCIONAMENTO (CICLO OTTO)

COMEÇAREMOS A ESTUDAR  SOBRE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR A EXPLOSÃO. ACHAMOS MELHOR FALAR PRIMEIRO  DO MOTOR POIS, SE A PARTE MECÂNICA NÃO ESTIVER DE ACORDO A INJEÇÃO ELETRÔNICA NÃO VAI GERENCIAR DIREITO, JÁ QUE VÁRIOS SINAIS DEPENDEM DO BOM FUNCIONAMENTO MECÂNICO.
EXEMPLO: SE UM MOTOR QUEIMAR ÓLEO EM DEMASIA, A SONDA LABDA VAI INFORMAR MISTURA RICA PELA FALTA DE OXIGÊNIO NOS GASES DE ESCAPAMENTO E FARÁ COM QUE A CENTRAL DIMINUA A INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL. ENTÃO COMEÇAREMOS POR MOSTRAR AS PEÇAS QUE COMPÕE UM MOTOR A EXOLOSÃO DE QUATRO TEMPOS, CHAMADO DE CICLO OTTO.
 A SEGUIR FALAREMOS UM POUCO DA INVENÇÃO DO MOTOR EM: A HISTÓRIA DO MOTOR.

                                                                                 
Motor à Explosão


 É um motor que utiliza a gasolina como combustível. Realiza trabalho queimando uma mistura de vapor de gasolina e ar dentro de um cilindro. Por esta razão, é também chamado motor de combustão interna. Quando a mistura ar, combustível queima, formam-se gases quentes, Estes gases se expandem rapidamente e empurram os pistões que estão interligados as bielas que por sua vez estão interligadas ao girabrequim, levando-o á mover-se. Este movimento pode girar rodas e hélices, etc...
 Os motores à explosão são compactos e leves, comparativamente a sua potência. Isto os torna mais usado em veículos tais como: Automóveis, motocicletas, ônibus, aviões e pequenos barcos, etc...
 Os motores à explosão também podem fazer funcionar geradores de energia elétrica portáteis - por exemplo, para fornecer energia para acionar bombas e outras máquinas em fazendas.

 A potência de um motor à explosão, isto é, o trabalho que pode produzir, é geralmente expressa em cavalos-vapor ou watts.

 

Tipos de motores à explosão

 

  Existem dois tipos principais de motores à explosão: motores de movimento alternado ou motores alternativos e motores rotativos. Os motores alternativos possuem pistões que se movem para cima e para baixo ou para frente e para trás. Uma parte chamada girabrequim transforma este movimento alternado em movimento circular, giratório, que aciona rodas. Um motor rotativo, conhecido também como motor Wenkel, utiliza rotores no lugar de pistões. Os rotores produzem diretamente o movimento giratório.
 Os motores a explosão alternativa são classificados; (1) pelo número de tempos ou percurso do pistão em cada ciclo, (2) pelo tipo de compressão, (3) pelo modo em que são refrigerados, (4) pelo arranjo de suas válvulas, (5) pelo arranjo de seus cilindros e (6) pela forma como são alimentados com ar e combustível.

 

 

 

Ciclo

 

 Os motores à explosão operam em um ciclo de dois tempos ou de quatro tempos, também conhecido por ciclo Otto.

 Neste caso daremos ênfase aos motores de quatro tempos, já que os motores de dois tempos não são mais usados em veículos atuais devido ao seu alto índice de emissão de poluentes, já que o mesmo precisa de óleo lubrificante misturado na gasolina e esta mistura gera muito monóxido de carbono que é liberado pelo cano de escapamento.

 Um ciclo, ou modo de funcionamento do motor significa os passos que devem ser repetidos par combustão da mistura ar - combustível nos cilindros. Os tempos são os movimentos de vaivém dos pistões.
 Um motor de quatro tempos tem um ciclo composto dos tempos de: 1 admissão ou  aspiração ; 2 compressão; 3 explosão ou combustão; 4 escape ou expulsão  dos gases.
 Ordem de explosão: Admissão - Compressão – Explosão – Descarga.


 

 

 

Alta e Baixa Compressão

 Quando o pistão se move de baixo para cima em um cilindro, o mesmo comprime a mistura de ar e gasolina na câmara de combustão.
 Um número conhecido como razão de compressão, indica proporção da mistura comprimida. Um motor de alta compressão pode Ter uma razão de compressão de dez por um. Tal motor comprime a mistura a 1/10 do seu volume original. Um motor de baixa compressão tem uma razão de oito para um.
 Os motores de alta compressão queimam a gasolina com mais eficiência que os de baixa compressão. Entretanto, os motores de alta compressão necessitam de gasolina com alto índice de octana.
 A maioria das gasolinas de alto índice de octana contém, aditivos de chumbo, que danificam os aparelhos denominados conversores catalíticos, colocados no sistema de exaustão a fim de remover poluentes. No início da década de 1970, por esta e outras razões, os fabricantes reduziram as razões de compressão - e as necessidades de octanagem - dos motores de veículos.

Arranjo dos pistões

 Os motores também são classificados pelo número e disposição dos cilindros. Os tipos mais comuns são motores em linha (no qual os cilindros estão dispostos em uma só fila), em V (em que os cilindros se dispõem em dois grupos iguais e formam um V), radial e horizontal oposto. Os motores radiais, nos quais os cilindros estão radialmente em torno do eixo de rotação, possuem um número ímpar de cilindros, três, cinco, sete ou nove. A maioria dos demais motores tem um número par de cilindros, quatro, seis, oito ou doze.
Alimentação do Motor
O combustível pode ser enviado aos cilindros por um carburador ou por bico injetor (injeção eletrônica). Assim, os motores alternativos classificam-se em carburados ou injetados. Como a combustão depende do ar e do combustível, a potência de um motor é limitada pela quantidade de ar que chega aos cilindros. Para aumentar a potência, um motor pode ser supercomprimido. Um supercompressor é uma bomba (turbina) que força a entrada de ar adicional nos cilindros. O ar necessário para queimar uma unidade de gasolina pesa cerca de 15 vezes mais que a gasolina.

 

Partes do Motor à Explosão

Bloco do Motor: é onde se aloja o girabrequin, as bielas, os cilindros, os pistões a bomba de óleo, cilindros em um alinhamento apropriado. Se o motor é refrigerado a líquido, o bloco é provido de camisa de água, isto é, possui passagem para o líquido em torno de cada cilindro. Em motores veiculares, o bloco dos cilindros do motor formam uma única unidade. Em sua maior parte, os blocos dos cilindros são de ferro fundido ou de alumínio.

  Cilindros: são tubos nos quais podem deslizar os pistões para cima e para baixo no seu interior. Sua superfície bem polida possibilita um encaixe perfeito (assentamento) entre o pistão e o cilindro e evitam o escapamento dos gases entre as paredes dos cilindros e os pistões. Na maioria dos motores os cilindros fazem parte do bloco. Alguns motores têm uma manga (camisa) de cilindro, de aço ou de ferro fundido especialmente endurecido, também chamado de camisa.

 Cabeçote: É uma peça fundida que fecha a parte superior do bloco onde se encontra as válvulas de admissão e válvulas de descarga, sede de válvulas, guia de válvulas, molas, tuchos, balancins e eixo(s) do (s) comando (s). O cabeçote, conhecido também como (tampa de cilindro), a tampa de cilindro faz face a parte superior dos cilindros e juntamente com os pistões formam as câmaras de combustão, que é o local onde ocorre a queima da mistura ar-combustível.
O cabeçote dos cilindros e bloco também podem constituir uma única unidade.
           
                                                                                                                                                       

 O Carter do motor é onde uma estrutura rígida que suporta o virabrequim e os seus mancais. Nos motores, parte do virabrequim, ou o próprio virabrequim, pode integrar-se no bloco de cilindro. Um coletor de óleo aparafusado no fundo do Carter do motor contém o óleo de lubrificação do motor.
 Pistões e bielas. Quando a mistura ar - combustível queima, os gases em expansão exercem uma força sobre o pistão. Esta força transmite-se, através de uma biela, ao virabrequim. O pistão contém três a seis ou mais anéis. Estes anéis têm por finalidade de evitar que os gases escapem para o Carter e para não deixar que o óleo lubrificante entre na câmara de combustão.
O virabrequim transforma o movimento alternativo de vaivém dos pistões em movimento rotatório ou giratório. O virabrequim possui diversas manivelas, formando ângulos entre si. Por exemplo, um motor de quatro tempos, em linha e com seis cilindros perfaz seis tempos de explosão em duas revoluções do virabrequim. As manivelas são dispostas em ângulos de 120º uma em relação a outra, de modo que os tempos de explosão são uniformemente espaçados nas duas revoluções.
            O volante armazena energia durante a explosão do combustível e a libera durante os outros tempos, os que contribui para o virabrequim gire a velocidade constante.
            Válvulas. Em um motor de quatro tempos, cada cilindro tem uma válvula de admissão, e uma válvula de expulsão, para deixar que os gases já queimados escapem. Estas são as chamadas válvulas de gatilho. Em muitos motores de dois tempos, o movimento de êmbolo toma o lugar das válvulas separadas. Quando o êmbolo se move, fecha e abre os orifícios.
            O eixo de comando abre e fecha as válvulas. Localiza-se de um lado a outro do motor e tem dois excêntricos em cada cilindro - um para a válvula de admissão e um para a válvula de expulsão. Em um motor de quatro tempos, o eixo de comando é engrenado com o virabrequim, de modo a girar com a metade da velocidade do virabrequim. O eixo de comando pode ser localizada na cabeça de um motor com válvula de cabeça em I, ou no cárter do motor. Cada excêntrico age através do tucho ou vareta seguidora para abrir a válvula em ponto adequado no ciclo do motor.

Desenvolvimento do Motor à Explosão

Os primeiros motores de combustão interna utilizavam gases em vez de gasolina como combustível. O reverendo W. Cecil leu ante a sociedade Filosófica de Cambridge, na Inglaterra, em 1820, a descrição de suas experiências com um motor acionado pela explosão de um mistura de hidrogênio e ar. Credita-se a ele a obtenção do primeiro motor a gás em funcionamento.
            William Barnett, Inventor inglês, patenteou em 1838 a invenção de um motor a gás que comprimia uma mistura de combustível, O motor de Barnett tinha um único cilindro; as explosões ocorriam primeiro na parte acima e depois embaixo do êmbolo.
            Na França, Jean Joseph Ëtienne Lenoir construiu o primeiro motor à gás realmente prático em 1860. O gás de iluminação de rua foi utilizado como combustível. Este motor de um cilindro possuía um sistema de ignição com acumulador elétrico. Em 1865, quatro centenas desses motores, em Paris, energizavam máquinas impressora, tornos e bombas de água. Lenoir instalou um motor a gás em um veículo a motor rústico.
            Em 1862, Beau de Rochas, engenheiro francês, desenvolveu teoricamente um motor de quatro tempos. Mas não o construiu. Quatro anos depois Nikolaus August Otto e Eugen Langen, da Alemanha, construíram um bem - sucedido motor a gás de quatro tempos. Em 1876, Otto e Langen obtiveram patentes nos EUA dos motores de dois tempos e de quatro tempos.
            O primeiro motor de quatro tempos a queimar gasolina e realmente utilizável foi concebido e projetado em 1885 por Gottlieb Daimler, sócio de Otto e Langen. No mesmo ano, Karl Benz, alemão, também desenvolveu um bem-sucedido motor à explosão. Os atuais motores conservam-se basicamente semelhantes a estes.

 

 

História do Automóvel

O mais antigo veículo a motor, o Cugnot a vapor, foi construído em 1770. Carros a vapor mais práticos, como o Bordino, já existiam no início do século XIX, mas eram pesados e desajeitados. Leis restritivas e o aparecimento dos trens, mais rápidos e capazes de transportar mais passageiros, ocasionaram o declínio dos "carros" a vapor. Foi só em 1860 que a primeira unidade motriz prática para veículos foi desenvolvida, com a invenção do motor de combustão interna pelo belga Etienne Lenoir. Por volta de 1890, Karl Benz e Gottlieb Daimler, na Alemanha, e Albert de Dion e Armand Peugeot, na França, fabricavam automóveis para venda ao público. Esses primeiros carros produzidos em número limitado iniciaram a idade do automóvel.
Há mais de meio século atrás, quando dominava a máquina a vapor e já era empregada a energia elétrica, surgiu o motor alimentado pela gasolina. E quando as qualidades explosivas da gasolina ficaram definitivamente estabelecidas, foi possível o aparecimento do automóvel. O aperfeiçoamento, ao mesmo tempo, do motor de combustão interna, isto é, aquele que recebe o combustível misturado c/ ar e que se faz explodir por faísca elétrica, movimentando o êmbolo dentro de um cilindro, propiciou rápido desenvolvimento do automóvel.
Assim, em 1882, o engenheiro alemão DAIMLER começou a construir os primeiros motores práticos de gasolina. Em 1885, montou um desses motores numa espécie de bicicleta de madeira e, no ano seguinte, uma carruagem de 4 rodas. Foi o primeiro automóvel que realizou, com êxito, viagens completas. Desde então, surgiram novos modelos que passaram a ter rodas de borracha, faróis e pára-choques.
Contam as crônicas da época, que logo que os primeiros carros a motores de explosão começaram a circular nas estradas, muitos foram apedrejados por serem considerados "inimigos da segurança pública, ruidosos e fedorentos" e muito perigoso com sua velocidade de 18 km por hora... Antes de 1900, pois, um passeio de automóvel era uma aventura. Por isso, muitos governos chegaram a promulgar leis especiais que obrigavam os proprietários dos carros e fazer os seus veículos serem precedidos por guardas com lanternas coloridas ou bandeiras vermelhas.
Com a fabricação do primeiro carro Henry Ford, nos Estados Unidos, iniciou-se a fabricação em massa de automóveis, barateando o seu preço no mercado, propiciando assim oportunidade a milhões de pessoas possuírem o seu próprio auto. A notável difusão do uso do automóvel, que tal forma de produção permitiu, fez com que os fabricantes melhorassem a apresentação e forma dos carros, de ano para ano, até chegarmos aos maravilhosos modelos aerodinâmicos de nossos dias.No nosso país, desde 1954, já estão instaladas e em pleno funcionamento, numerosas fábricas de automóveis, caminhões e caminhonetes, na região compreendida pelas cidades de Osasco, São Bernardo do Campo e Santo André, nas proximidades da cidade São Paulo.