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O que é e como funciona o sistema elétrico do automóvel

Módulo do sistema elétrico do automóvel (Básico)

Nesta nova etapa falaremos sobre o sistema elétrico do automóvel.
 começaremos por conhecer a báteria que serve para...
A todos uma boa leitura. Saudações, Paulo Furtado.

1)  BATERIA



 
A primeira bateria tem suas origens nas descobertas do italiano Alessandro Volta em 1800, quando inventou a pilha não recarregável. Em 1859, o físico francês Gaston Planté idealizou uma bateria para acumular energia elétrica, constituídas basicamente de duas placas de chumbo, separadas por placas de borracha imersas em uma solução diluída de ácido sulfúrico.

Nascia, então, a bateria recarregável. Os primeiros veículos funcionavam à base de magneto para alimentação da bobina e das velas, sendo que a partida era a base de manivela e a luz era alimentada com gás de carbureto gerada por um pequeno aparelho instalado no próprio veículo, cujo gás alimentava diretamente o farol.

Foi nos idos de 1912 que surgiu a ignição por bateria, e os novos veículos registravam grandes melhorias e passavam a vir equipados com a partida elétrica tendo uma fonte de energia (bateria) e uma fonte de produção de corrente (dínamo ou alternador), sendo a luz alimentada pelo próprio sistema elétrico.

Este conceito aplica-se até os dias de hoje.

O QUE É UMA BATERIA?
O correto seria "O que é um acumulador elétrico", pois o mesmo é composto de 3 ou 6 baterias de 2 volts cada uma, gerando 6 ou 12 volts respectivamente, mas, na prática, conhecemos por BATERIA.

Uma bateria nada mais é que um equipamento que converte energia química em energia elétrica e vice-versa, sendo que, através de uma reação química interna, há geração de corrente elétrica.







FUNÇÃO DA BATERIA

Nos veículos propulsionados por motores de combustão interna (álcool, diesel e gasolina), a bateria tem diversas funções, sendo, a principal delas, fornecer energia elétrica ao motor de arranque e ao sistema de ignição, quando o motor não está em funcionamento, além de agir como estabilizador de voltagem do sistema elétrico como um todo.

COMO FUNCIONA UMA BATERIA

Uma bateria basicamente é formada quando duas placas distintas (positiva e negativa), intercaladas por um separador, são imersas em uma solução eletrolítica, constituída por 70% de água e 30% de ácido sulfúrico.

Em Todos os tipos de baterias chumbo-ácido, as placas contêm peróxido de chumbo e chumbo metálico.

Durante a reação química, que se verifica com a solução e as placas, é gerada uma tensão nominal de 2 volts entre as placas positiva e negativa. Quando o circuito é fechado por meio de um fio externo, a corrente flui através deste fio. Uma corrente direta deixa a célula partindo do eletrodo positivo, gerando uma descarga elétrica e convertendo energia química em energia elétrica.

SAIBA COMO CUIDAR DE UMA BATERIA

Para que a sua bateria dure mais, é preciso seguir alguns cuidados.

Vejam quais são eles:



APLICAÇÃO:

Verifique se a bateria que está no seu carro é o tipo correto, conforme o catálogo do fabricante.




FIXAÇÃO:

Verifique se a bateria está bem presa ao suporte, evitando a vibração quando o carro estiver em movimento.

NÍVEL DA SOLUÇÃO:

A bateria é composta por placas de chumbo imersas em uma solução (ácido e água). Verifique regularmente se está solução se encontra entre 1cm e 1,5cm acima das placas.
Caso esteja abaixo deste nível, deve-se colocar água destilada (encontrada em auto-elétricas).

Nunca use água comum.

Nova geração de baterias:
Nos dias atuais usam-se baterias do tipo selada que usa cálcio de molibdênio que é uma substância menos volátil e portando não necessita de manutenção nas baterias do tipo selada.

SITUAÇÃO ELÉTRICA DO VEÍCULO:

O bom funcionamento da bateria vai depender da situação elétrica do seu carro. Por isso, passe regularmente (a cada 90 dias) em uma auto-elétrica de sua confiança e peça a checagem da parte elétrica do seu carro. Este exame é feito por um aparelho chamado multímetro que irá apontar se o veículo está atendendo as condições de carga exigidas pela bateria.
      
        Continua...


   72)      Válvula purga do canister




A finalidade da válvula purga do canister é: purgar (aliviar) o gás gerado dentro do tanque de combustível, Para que este gás não escape para a atmosfera, o mesmo é enviado ao motor via válvula purga do canister e mangueira que se encontra conectada a uma tomada de vácuo no coletor da admissão onde este gás é sugado e queimado na câmara de explosão.
                    
Esta válvula é composta por agulha e sede de fechamento e solenóide, similar ao funcionamento do bico injetor de combustível. Em tempo pré-determinado pela UCE (Unidade central eletrônica) a válvula se abre e deixa passar os gases para o motor.





71)    Bico injetor de combustível



A finalidade do bico injetor é basicamente é: injetar o combustível sob pressão no pé da válvula de admissão. O bico injetor é constituído de basicamente duas partes. Uma mecânica que consiste em:

 1- agulha de fechamento, sede da agulha que é onde a agulha fecha a passagem de combustível e a mola de fechamento da agulha.

2- bobina de fio muito fino que constitui a solenóide. O solenóide ao receber energia, gera um campo eletromagnético que atrai a agulha e esta se abre da sua sede (alojamento da ponta da agulha que faz a vedação) permitindo a passagem do combustível. Nas extremidades do bico injetor encontra-se o anel de borracha chamado de anéil oring, que faz a vedação para que não haja vazamento de combustível.

70)    Tubo distribuidor de combustível



Observando o tubo distribuidor pode-se ver que do lado direito da foto o regulador de pressão e sua chaveta de fixação e também dois terminais para mangueiras. O caninho superior é à entrada de combustível e o inferior é o retorno para o tanque. Na extremidade esquerda do tubo distribuidor está alojado um ventil que serve como ponto de medição da pressão de combustível através de uma ferramenta chamada manômetro.

69)    Linha de transmissão combustível para o motor






Linha de transmissão de combustível é formada basicamente por mangueiras para alta pressão de trabalho. (Em alguns casos dutos de metal cano).



68)    Filtro de combustível


O filtro de combustível tem a finalidade filtrar o combustível para que ás micro partículas de sujeira não chegue até os bicos injetores. Pois se isso acontecer poderá entupir os injetores e certamente o motor irá falhar. 

67)    Regulador de pressão

O regulador de pressão está alojado no tubo distribuidor. Sua função é regular a pressão de trabalho na linha de distribuição de combustível (no caso) o próprio tubo distribuidor.  A regulagem de pressão é feita através da tomada de vácuo (sucucção) no coletor da admissão. Esta depressão depende únicamente do regime de rotação do motor.



66)    Bomba de combustível



A finalidade da bomba de combustível é bobear (empurrar) o combustível até o tubo distribuidor que alimenta os bicos injetores.

Abaixo se pode ver os acessórios que acompanham a bomba dentro do tanque, são eles: chicote elétrico e seus conectores, mangote da saída da bomba com a tampa do módulo pré-filtro da bomba.

Circuito de Alimentação de combustível






65)     Tanque de combustível



O tanque de combustível é o local onde fica armazenado o combustível. Nos veículos com sistema de injeção eletrônica, aloja também o módulo da bomba de combustível e o marcador de nível do tanque (bóia).



*Obs: No orifício maior no tanque aloja-se  o flange (tampa) e a bomba de combustível.

64)    Reservatório de água auxiliar do radiador






O reservatório auxiliar do radiador trabalha em regime paralelo ao radiador e também serve como desborbulhador.  È por onde se coloca a água e o aditivo (etileno glicol).



63)      Eletro ventilador do radiador




Sua função é aspirar o ar através da aletas de resfriamento do radiador.
O eletro ventilador é acionado pelo relé que por sua vez recebe um comando da UCE (Unidade Eletrônica de Comando) para atracar (ligar) o relé do eletro ventilador.
Para que A (UCE) atraque o relé,  para isso é preciso que a (UCE) seja informada da temperatura do motor. Esta informação é fornecida pelo sensor de temperatura da injeção que está alojada no duto de água que lê a temperatura e informa a UCE.


62)    Radiador



O radiador recebe através da mangueira superior do motor a água quente, que ao passar pelo mesmo é refrigerada pela ventilação forçada do eletro-ventilador que cruza suas aletas de descipação de calor fazendo baixar a temperatura. Então a água retorna para o bloco por outra mangueira e começa um novo percurso.
61)    Mangueiras do arrefecimento



As mangueiras fazem as conexões entre motor, radiador e o reservatório auxiliar de água do radiador e demais pontos onde necessita resfriamento.


Mangueira superior do radiador

Mangueira inferior do radiador
Mangueiras do bulbo expansor
Mangueira da anticâmara da bomba dágua etc...

60)    Anti-câmara da Válvula termostática





Local onde se aloja a válvula termostática do bloco do motor.

59) Válvula termostática


Á válvula termostática tem a finalidade de manter o índice térmico do motor. Quando é acionada a partida do motor e o mesmo ainda está frio, esta válvula se mantém fechada até que o motor atinja a temperatura de trabalho. Neste momento a válvula se abre e permite a circulação da água do bloco para o radiador para que a água se esfrie e retorne ao bloco. Com o veiculo em movimento rápido e constante a ventilação forçada é muito grande, se não houver a válvula termostática do bloco a água ficar circulando direto e fará o motor trabalhar abaixo da temperatura mínima ideal e certamente este veiculo vai gerar muita poluição e consumirá muito combustível .




Sistema de arrefecimento do motor (resfriamento)





58) Bomba da água

A finalidade da bomba Dágua é colocar a água em movimento (emulsão) na galeria de resfriamento do bloco do motor. Após sua passagem pelo bloco água segue através de uma mangueira até o radiador onde é resfriada retornando para o bloco, formando um circuito fechado.


57) Rolamento tensor da correia dentada



Tem a finalidade de tencionar a correia dentada, ou seja: mantê-la esticada. Se houver folga muito grande a correia dentada poderá pular os dentes da polia do comando e ou pinhão. No caso em que a correia pule os dentes, o motor irá falhar ou pode até parar de funcionar.

56) Correia sincronizadora (dentada)



A correia dentada tem por finalidade de sincronizar o movimento do eixo girabrequim, através do pinhão do eixo girabrequim com a polia do eixo do comando de válvulas, que acionará as válvulas. A correia dentada também aciona a polia da bomba da água.


55) Volante do motor

O volante do motor tem a finalidade de concentrar e transmitir a força transmitida pelo eixo girabrequim a caixa de câmbio através da embreagem.

54) Tampa do Carter




A finalidade do Carter é: servir de tampa inferior do motor e armazenar o óleo lubrificante. Na parte inferior externa do Carter existe um tampão ou bujão, para o escoamento do óleo com km vencido.


53) Junta Carter do motor


Tem por finalidade vedar as faces entre o Carter do motor e a tampa do Carter.

52) Carter





A finalidade do Carter é: de acomodar o girabrequim, bielas.Bomba de óleo e óleo lubrificante.

*Obs: O carter é a parte inferior da foto.
51) Pescador de óleo e peneira (Atenção)



O pescador fica com uma de suas pontas (com peneira) que é o pré-filtro emergido no óleo que está no Carter. O pré-filtro serve como barreira para que não adentre resíduos na bomba de óleo, tais como: borra de óleo, partículas metálicas devido a desgaste das peças móveis e resíduos em geral. Ao não trocar o óleo na km correta, o óleo começará a criar resíduos de carbono (pedrinhas de carvão) estas pedrinhas de carvão vão entupindo o pré-filtro (peneira) terminando por obstruir por completo a passagem de óleo para a bomba de óleo. No momento em que a bomba de óleo não conseguir mais sugar o óleo devido à obstrução, não haverá mais a vazão e pressão de óleo,
no duto principal, onde está alojado o interruptor da luz do óleo o que fará a lâmpada piloto da luz do óleo acender no painel de instrumentos avisando ao condutor, que deverá parar o veiculo imediatamente.





50) Bomba de óleo



A função da bomba de óleo é bombear o óleo com pressão para o filtro de óleo, após a passagem pelo filtro o óleo é distribuído pelos dutos auxiliares para atingir os pontos que necessitam de lubrificação.






49) Filtro de óleo

O filtro de óleo está alojado no duto principal após a bomba de óleo, tem a finalidade de filtrar (reter) as impurezas contidas no óleo do Carter.

48) Retentor traseiro do girabrequim (volante)



O retentor tem por finalidade reter o óleo para que não ocorra vazamento na parte traseira do eixo girabrequim.


47) Retentor Dianteiro do girabrequim



O retentor tem por finalidade reter o óleo para que não ocorra vazamento na parte dianteira do eixo girabrequim.
46) Bronzina de mancal

A bronzina de mancal tem por finalidade de ajustar o mancal ao eixo Girabrequim. Quando esta se desgasta, deve-se troca-la após retífica dos mancais do eixo girabrequim.

45) Eixo girabrequim




O girabrequim tem um formato especial. Tem cinco mancais alinhados e centrados e tem também quatro pontos excêntricos (fora de centro) onde se aloja as bielas e bronzina de bielas. No momento em que ele (o eixo) recebe a força da explosão que ocorreu na câmara de explosão e empurrou o pistão para baixo e que por sua vez está ligado à biela que por sua vez também está ligada ao eixo girabrequim, que fará o eixo girar levando a força para as rodas através da caixa de câmbio. Existem orifícios no eixo que conhecidem com outros orifícios existententes nas bronzinas de biela e de mancal e no próprio eixo, que tem a finalidade de lubrificar as bronzinas e o próprio eixo.


44) Bronzina de biela



A bronzina de biela tem por finalidade de ajustar a biela ao eixo do
Girabrequim. Quando esta se desgasta, deve-se troca-la após retífica da biela e do eixo girabrequim.


Honda City brasileiro - VERGONHA!!!








Honda City brasileiro - VERGONHA!

Para os patriotas de plantão!!!! Vai fundo brasileiro pagador de impostos !!!!
Continuem vendo carnaval, BBB 11, futebol e novela, é o que os políticos querem !!!!!!

- Honda City brasileiro é lançado no México com preço inicial de R$ 25.800 – Como é possível?




A Honda lança no México o novo City. O sedan brasileiro, produzido na fábrica da Honda localizada em Sumaré – SP, chega ao mercado mexicano com apenas duas importantes diferenças: a primeira é a entrega com mais equipamentos desde a versão de entrada e a segunda é o preço equivalente a menos da metade do cobrado no Brasil.

No México, todas as versões são equipadas com freios à disco nas quatro rodas com ABS e EBD, airbag duplo, ar condicionado além dos vidros, travas e retrovisores elétricos.
O motor é o mesmo que equipa a versão vendida no Brasil, ou seja, um 1.5 litro que entrega 116 cv de potência.
Por lá, a versão será oferecida por 197 mil pesos mexicanos, o que equivale a cerca de R$ 25.800. No Brasil, o City LX com câmbio manual que não conta com freios ABS, tem preço sugerido de R$ 56.210.



Mesmo lembrando que Brasil e México possuem um acordo comercial que isenta a cobrança de impostos de importação, fica a pergunta: Como é possível um carro fabricado no Brasil ser vendido, com lucro, por menos da metade do preço em outro país?

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/honda-city-brasileiro-e-lancado-no-mexico-com-preco-inicial-de-r-25-800-como-e-possivel/

E não é só imposto, o lucro exorbitante das montadoras no Brasil alivia as perdas em outros mercados, os trouxas macaquitos pagam para sustentar a vida na Europa, EUA e Japão, continua tudo igual, somos os colonizados, temos que trabalhar e fechar o bico








SOMOS OU NÃO SOMOS PALHAÇOS!?!?

AINDA TEM DÚVIDAS?!? TEM UM JEITO SIMPLES DE DERRUBAR A LONA DESTE CIRCO. VAMOS TODOS FICAR UM ANO SEM COMPRAR CARRO ZERO.GENTE ! APENAS UM ANO E VAMOS VER O REVERTÉRIO QUE VAI DAR .VAMOS DIVULGAR AMPLAMENTE ESTA MENSAGEM E ADERIR MACIÇAMENTE A ESTA PROPOSTA. ESTA VERGONHA SÓ CONTINUARÁ SE O POVO BRASILEIRO QUIZER. SÓ DEPENDE DE NÓS !!!!!!!!
43) Biela e bucha


A biela tem a finalidade de transferir a força gerada na câmara de explosão na cabeça do pistão e interligar o pistão através do pino de pistão ao girabrequim.

Na sua parte superior encontra-se a bucha da biela, que serve de alojamento para o pino do pistão. |esta bucha geralmente é confeccionada de bronze que é um material macio e resistente ao desgaste, desde que tenha uma boa lubrificação.

No pé da biela aloja-se a bronzina de biela

*Obs: O pé da biela e a parte inferior da biela.
41) Pino de pistão



O pino de pistão interliga o pistão a biela. A foto abaixo mostra as seguintes peças de cima para baixo.
Pistão, Anéis, Pinos de pistão,trava do pino de pistão.













42) Trava do pino do pistão

A trava como o nome já diz trava, o pino de pistão no próprio pistão, para que a mesma não saia do seu alojamento de trabalho.
40) Anel raspador de óleo



Função: Raspar da parede do cilindro o excesso de óleo para que o óleo não entre na câmara de explosão. Se por qualquer motivo entrar óleo na câmara de explosão, o motor poderá falhar por encharcar a vela de óleo. Quando o anel raspador de óleo está com desgaste excessivo ou travado ou ainda quebrado, deixa passar óleo para a câmara e este óleo irá se juntar com a misturar ar combustível e depois da explosão certamente sairá pela descarga uma fumaça branca, que é altamente poluidora da atmosfera.