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44) Eixo girabrequim
   
O girabrequim tem um formato especial. Tem cinco mancais alinhados e centrados e tem também quatro pontos excêntricos (fora de centro) onde se aloja as bielas e bronzina de bielas. No momento em que ele (o eixo) recebe a força da explosão que ocorreu na câmara de explosão e empurrou o pistão para baixo e que por sua vez está ligado à biela que por sua vez também está ligada ao eixo girabrequim, que fará o eixo girar levando a força para as rodas através da caixa de câmbio. Existe orifícios no eixo que conhecide com outro orifício existente nas bronzinas de biela e de mancal e no próprio eixo, que tem a finalidade de lubrificar as bronzinas e o próprio eixo.



43) Bronzina de biela

 A bronzina de biela tem por finalidade de ajustar a biela ao eixo do girabrequim. Quando a Bronzina se desgasta, a mesma deve ser trocada após a retífica da biela e do eixo girabrequim.

 

42) Biela e bucha


A biela tem a finalidade de transferir a força gerada na câmara de explosão na cabeça do pistão e interligar o pistão através do pino de pistão ao girabrequim.

 Na sua parte superior encontra-se a bucha da biela, que serve de alojamento para o pino do pistão. |esta bucha geralmente é confeccionada de bronze que é um material macio e resistente ao desgaste, desde que tenha uma boa lubrificação.

No pé da biela aloja-se a bronzina de biela



41)    Pino de pistão



O pino de pistão interliga o pistão a biela.


40)    Anel raspador de óleo



Função: Raspar da parede do cilindro o excesso de óleo para que o óleo não entre na câmara de explosão. Se por qualquer motivo entrar óleo na câmara de explosão, o motor poderá falhar por encharcar a vela de óleo. Quando o anel raspador de óleo está com desgaste excessivo ou travado ou ainda quebrado, deixa passar óleo para a câmara e este óleo irá se juntar com a misturar ar combustível e depois da explosão certamente sairá pela descarga uma fumaça branca, que é altamente poluidora da atmosfera.
39)    Anéis de seguimento (compressão)

Sua função e reter a mistura ar combustível na hora da compressão, que é o momento em que o pistão sobe, no tempo (comprime).

Ordem de cima para baixo:

1° Anel de compressão
2° anel de compressão

38)    Pistão de compressão

O pistão de compressão tem por finalidade servir de alojamento guia para os anéis de compressão e para o anel raspador de óleo. Sua parte superior (cabeça do pistão) forma a câmara de explosão juntamente com a tampa de cilindro.

  Na foto abaixo, existem três ranhuras, que são chamadas de caneletas dos anéis.  No caso de troca de anéis em um pistão. Limpar as caneletas para remoção do resíduo de carbono (carvão).

Ordem das caneletas de anéis de cima para baixo.

1° Anel de compressão
2° Anel de compressão
3° Anel raspador de óleo

37)   Selos do bloco


Na                Na   foto abaixo, podemos ver na parte lateral superior do bloco, qu  atro círculos clar os.               Estes círculos são chamados de selos. Os selos servem como tampões para vedar a                   câmara de resfriamento do motor.




36)      Galeria de resfriamento (circula água)



A galeria de resfriamento é formada de por um espaço entre a parede externa do bloco e a parede dos cilindros. Este espaço fica tomado de água e aditivo refrigerante (etileno glicol) que serve para baixar o índice térmico e controlar o pH da água. Esta mistura entra em circulação (emulsão) assim que o motor entra em funcionamento. Pois a bomba da água começa a bombear a mistura ou (simplesmente água). Neste caso a corrosão é inevitável, pois a água com cloro e outro sais, terminam por atacar todas as partes que estão em contato com a água sem aditivo.

*Obs. controle de pH. É a forma de controlar a acidez ou alcalinidade de líquidos ou sólidos. Geralmente se opta por ambiente alcalino, pelo fato de que em ambiente alcalino não se prolifera bactérias.

Ex: Sal. Ambiente ácido. Açúcar, Ambiente alcalino.

35)    Dutos de lubrificação (circula óleo)




Os dutos são com as veias do corpo humano.  Estes dutos transportam o óleo lubrificante sob pressão aos pontos onde haja movimento dentro do motor, seja movimento rotatório ou longitudinal.

Detalhe importante!
Ao observar o desenho veremos que a disposição dos orifícios é exatamente idêntica aos orifícios da junta da tampa de cilindro e a tampa de cilindro.



34)    Mancais do eixo girabrequim




Na foto abaixo se pode observar cinco círculos.
Estes círculos ou orifícios são chamados de mancais do eixo girabrequim. Os mancais têm a finalidade de acomodar as bronzinas de mancais e o eixo girabrequim. Existem orifícios nos mancais e bronzina que servem para levar óleo lubrificante entre as bronzinas e o mancal do eixo girabrequim.


33)    Cilindros



Na foto abaixo se pode ver os quatro (círculos maiores) que são os cilindros. Os cilindros servem como guias dos Pistões de compressão e seus respectivos anéis. A outra finalidade dos cilindros juntamente com os anéis e pistões é vedar a câmara para que não aja fuga da mistura ar e combustível na hora da compressão (aperto dos gases) na câmara de explosão.


32)    Bloco do motor






O bloco do motor tem a função de alojar os seguintes componentes:
Cilindros, pistões e respectivos anéis, girabrequim, bomba Dágua, filtro de óleo, retentor do volante, retentor da polia, motor de partida, tampa do Carter, vareta do óleo.

31)    Vela de ignição




À vela de ignição tem a finalidade de fazer saltar centelhas, que são geradas pela bobina de alta tensão e que após é enviada para o cabo de vela que a transporta até a vela, fazendo a mesma centelhar (Faísca Azul) e queimar o combustível e o ar que estão comprimidos na câmara de explosão.

30)    Sensor da temperatura da Injeção



Este componente recebe no seu conector de dois  terminais uma tensão de 5 volts, o sensor irá consumir uma determinada quantidade de energia de acordo com a temperatura do motor,  o que sobrar de energia que não fora consumido será enviado de volta como referência para a UCE, que usará esta informação para que seja traçado fator de cálculo  para o tempo de injeção de combustível (tempo em que o bico fica aberto) energizado.

Esta mesma informação será usada simultaneamente para controlar ao acionamento do relé do eletro ventilador do radiador para fazer o resfriamento forçado do motor.


29)      Sensor de temperatura do painel



Este sensor destina-se ao monitoramento da temperatura do motor, que é informada ao condutor do veiculo através de um relógio marcador de temperatura ou lâmpada Piloto no painel de instrumentos.

28)    Bicos injetores de combustível

Os bicos injetores são responsáveis por alimentar a câmara de explosão através do coletor da admissão. Em um momento determinado pela central eletrônica a UCE (Unidade Eletrônica de Comando) os bicos injetores injetam um jato de combustível no pé da válvula de admissão que esta prestes a abrir para admitir o ar e o combustível que serão aspirados (sugados) para a câmara de explosão.


27)    Tubo distribuidor de combustível

Tem a finalidade de receber o combustível que vem da bomba de combustível e distribuir para os bicos injetores. Neste tubo se agrega outro componente, que é o regulador de pressão. O regulador de pressão tem por finalidade manter a pressão de trabalho para que os bicos injetores possam injetar o combustível na pressão exata.
          O regulador de pressão trabalha sob o comando da depressão de coletor ou
          seja, (Vácuo) que é tomado através de orifício (caninho) no coletor de admissão.

26)      Coletor da admissão

Tem por finalidade admitir o ar que é aspirado (sugado) pelo deslocamento do pistão e levá-lo através da válvula de admissão (quando aberta) até a câmara de explosão.
Na entrada do coletor de admissão temos outro componente agregado, que é o corpo da borboleta onde fica o acelerador, o atuador de marcha lenta e o potenciômetro da borboleta. Ainda no coletor tem a tomada de vácuo para o sistema de freio.  Tem ainda outro componente que se agrega à admissão, o tubo distribuidor, bicos injetores e o sensor de temperatura do painel.