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ELETRO VENTILADOR DO RADIADOR


62)      Eletro ventilador do radiador


Sua função é aspirar o ar através das aletas de resfriamento do radiador.
O eletro ventilador é acionado pelo relé , que por sua vez é acionado pela UCE (Unidade eletrônica de
comando) para atracar (ligar)  os contatos do relé e assim acionando o eletro ventilador.
Para que a (UCE) comande o relé, é preciso que a (UCE) seja informada com a temperatura de trabalho
do motor. Esta informação é fornecida pelo sensor de temperatura da injeção eletrônica , que esta alojado
no duto de a`gua , onde este sensor lê a temperatura e informa a UCE.









RADIADOR DO MOTOR


61)    Radiador



O radiador recebe através da mangueira superior do motor a água quente, que ao passar pelo mesmo é refrigerada pela ventilação forçada do eletro-ventilador que cruza suas aletas de descipacção de calor fazendo baixar a temperatura. Então a água retorna para o bloco por outra mangueira e começa um novo percurso.

MANGUEIRAS


60)    Mangueiras do arrefecimento



As mangueiras fazem as conexões entre motor, radiador e o reservatório auxiliar de água do radiador e demais pontos onde necessita resfriamento.


Mangueira superior do radiador

Mangueira inferior do radiador
Mangueiras do bulbo expansor
Mangueira da antecâmara da bomba d’água etc.





ANTI-CÂMARA DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA


59)    Anti-câmara da Válvula termostática



Local onde se aloja a válvula termostática do bloco do motor.


58)    Válvula termostática


 Á válvula termostática tem a finalidade de manter o índice térmico do motor.Ou seja: Temperatura de trabalho. Quando é acionada a partida do motor e o mesmo ainda está frio, esta válvula se mantém fechada até que o motor atinja a temperatura mínima de trabalho. Neste momento a válvula se abre e permite a circulação da água do bloco para o radiador para que a água se esfrie e retorne ao bloco. Com o veiculo em movimento rápido e constante a ventilação forçada é muito grande, se não houver a válvula termostática do bloco e a água ficar circulando direto do motor para o radiador,  fará o motor trabalhar abaixo da temperatura mínima ideal de trabalho (índice térmico) certamente este veiculo vai gerar muita poluição e consumirá muito combustível, pois a unidade de comando eletrônica usa o índice térmico nos cálculos de tempo de injeção de combustível.



57)    Bomba da água

A finalidade da bomba Dágua é colocar a água em movimento (emulsão) na galeria de resfriamento do bloco do motor. Após sua passagem pelo bloco água segue através de uma mangueira até o radiador onde é resfriada retornando para o bloco, formando um circuito fechado.



56)    Rolamento tensor da correia dentada



Tem a finalidade de tencionar a correia dentada, ou seja: mantê-la esticada. Se houver folga muito grande a correia dentada poderá pular os dentes da polia do comando e ou pinhão. No caso em que a correia pule os dentes, o motor irá falhar ou pode até parar de funcionar.
 








55)    Correia sincronizadora (dentada)



A correia dentada tem por finalidade de sincronizar o movimento do eixo girabrequim, através do pinhão do eixo girabrequim com a polia do eixo do comando de válvulas, que acionará as válvulas. A correia dentada também aciona a polia da bomba da água.

54)    Volante do motor

O volante do motor tem a finalidade de concentrar e transmitir a força transmitida pelo eixo girabrequim a caixa de câmbio através da embreagem.


53)    Tampa do Carter




A finalidade do Carter é: servir de tampa inferior do motor e armazenar o óleo lubrificante. Na parte inferior externa do Carter existe um tampão ou bujão, para o escoamento do óleo com km vencido.


52    Junta Carter do motor


Tem por finalidade vedar as faces entre o Carter do motor e a tampa do Carter.






51)      Carter

  
A finalidade do Carter é: de acomodar o girabrequim, bielas. Bomba de óleo e óleo lubrificante.

50)    Pescador de óleo e peneira (Atenção)


O pescador fica com uma de suas pontas (com peneira) que é o pré-filtro emergido no óleo que está no Carter. O pré-filtro serve como barreira para que não adentre resíduos na bomba de óleo, tais como: borra de óleo, partículas metálicas devido a desgaste das peças móveis e resíduos em geral. Ao não trocar o óleo na km correta, o óleo começará a criar resíduos de carbono (pedrinhas de carvão) estas pedrinhas de carvão vão entupindo o pré-filtro (peneira) terminando por obstruir por completo a passagem de óleo para a bomba de óleo. No momento em que a bomba de óleo não conseguir mais sugar o óleo devido à obstrução, não haverá mais a vazão e pressão de óleo no duto principal, onde está alojado o interruptor da luz do óleo o que fará a lâmpada piloto da luz do óleo acender no painel de instrumentos avisando ao condutor, que deverá parar o veiculo imediatamente.




*Obs.: A situação narrada anteriormente se vier a ocorrer, desligue o motor imediatamente! Ao não fazê-lo, certamente o motor irá se fundir (derreter as peças móveis dentro do mesmo) implicando na retífica geral.




49)      Bomba de óleo


A função da bomba de óleo é bombear o óleo com pressão para o filtro de óleo, após a passagem pelo filtro o óleo é distribuído pelos dutos auxiliares para atingir os pontos que necessitam de lubrificação.





48)   Filtro de óleo

O filtro de óleo está alojado no duto principal após a bomba de óleo. o Filtro tem a finalidade de filtrar (reter) as impurezas contidas no óleo do Carter.




47)    Retentor traseiro do girabrequim (volante)

 O retentor tem por finalidade reter o óleo para que não ocorra vazamento na parte traseira do eixo girabrequim.




46)    Retentor Dianteiro do girabrequim

  
O retentor tem por finalidade reter o óleo para que não ocorra vazamento na parte dianteira do eixo girabrequim.


45)   Bronzina de mancal

 A bronzina de mancal tem por finalidade de ajustar o mancal do eixo girabrequim. quando esta se desgasta, deve-se troca-la após retífica dos mancais do eixo girabrequim.