Ignição A eletrônica começou a fazer parte do sistema de ignição de uma forma gradual. Inicialmente, utilizouse um transistor para fazer o chaveamento da bobina de ignição substituindo o platinado, num circuito simples conforme mostra a figura 1.
Figura 1
A idéia era simples. O platinado ao chavear o enrolamento primário da bobina opera comutando u-ma carga indutiva de alta corrente. Isso faz com que na sua abertura, a energia armazenada no campo da bobina gere um pulso de alta tensão de retorno que provoca uma faísca nos contatos do platinado. Esta faísca tende a queimar os contatos que se desgastam com facilidade, provocando falhas do sistema de ignição. Utilizando-se um transistor de potência, como o mostrado na figura 2, pode-se controlar a corrente sem contatos e a partir de uma corrente de comando muito menor circulando pelo platinado.
Figura 2 - Transistor de potência encontrado em sistemas de ignição.
Em outras palavras, o platinado ainda existe, mas trabalha com uma corrente muito menor, sem a ocorrência de faísca, o que aumenta a confiabilidade do sistema e sua durabilidade. Este tipo de ignição é denominado "Ignição Assistida". Neste sistema, o defeito mais comum é justamente a queima do transistor de potência que trabalha normalmente nos seus limites, controlando uma corrente elevada. Nu-ma segunda etapa, o sistema de ignição evoluiu para o que hoje predomina na maioria dos veículos automotores. Trata-se da ignição eletrônica propria-mente dita ou ignição por "descarga capacitiva".
Bobina Asfáltica
Resina asfáltica das Bobinas Bosch
- Melhor isolante sólido.
- Mantém os enrolamentos fixos.
- A resina sólida evita curto-circuito interno.
- Evita gotejamentos. Funciona em qualquer posição.
- Melhor rigidez dielétrica (isolante elétrico).
- Maior potência de ignição.
- Aplica-se para ignição eletrônica.
Bobina Plástica
Para esses motores, foram desenvolvidas novas bobinas de ignição com formas geométricas diferentes das tradicionais, conhecidas como bobinas plásticas.
Vantagens das bobinas plásticas em relação às bobinas asfálticas tradicionais:
- Maior tensão de ignição.
- Mais disponibilidade de faíscas por minuto.
- Tamanho pequeno, ocupando menos espaço no compartimento do motor.
- Mais leve.
- Em muitos veículos, devido ao sistema de ignição estático, dispensa o uso do distribuidor.
- Pode ser construída em diversas formas geométricas, dependendo da necessidade e espaço disponível no compartimento do motor.
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