Este blog foi criado para mostrar como funciona o motor e o seu sistema de gerenciamento eletrônico de combustível no automóvel. Paulo Furtado: Idealizador e instrutor do Projeto Novo Horiznte
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Sensor de Temperatura IAT
O sensor IAT (Intake Absolut Temperature) é conhecido com o nome técnico de termistor, que é um resistor bifilar variável, sensível a temperatura. Há dois tipos de termistor: os que têm um coeficiente de temperatura positivo (Tipo PTC) e os que têm um coeficiente de temperatura negativo (Tipo NTC). Com um termistor PTC, a resistência aumenta à medida que sobe a temperatura , enquanto a resistência de um termistor NTC cai à medida que sobe a temperatura. Os termistores PTC foram utilizados nos primeiros motores gerenciados por computador. praticamente todos os fabricantes começaram a utilizar termistores NTC para o controle de temperatura. O sensor IAT normalmente encontra-se instalado junto a válvula termostática do bloco do motor
Funcionamento do Sensor IAT
A ECM envia um sinal de 5 Volts ao sensor IAT por meio de um resistor limitador de corrente. Quando a temperatura do motor é baixa, a resistência do sensor é alta. Nessa condição, a voltagem do sinal IAT continua próxima de 5 Volts, pois há pouca queda de voltagem no resistor. À medida que a temperatura do motor sobe, a resistência do sensor IAT cai continuamente. Isso resulta em uma redução correspondente na voltagem do sinal.
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