O sistema de freio e a sua correta
manutenção preventiva
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O
sistema de freio não é tão complexo quanto parece ser para a maioria dos
motoristas. Mas a aparente complexidade do sistema de freios acaba levando
alguns proprietários de veículos, a levar para um segundo plano a manutenção preventiva
do sistema de freio e só procura uma oficina quando o sistema de freio já
apresenta alguma anomalia e já requer uma manutenção corretiva. Às vezes não
da mais tempo de fazer o conserto em detrimento de um acidente fatal por
falta de freio no veiculo. Portanto cuidado com a manutenção preventiva!
Lembre-se; Melhor prevenir do que não poder remediar. Vidas não têm preço.
Verificação periódica
no sistema de freio
A maioria dos proprietários de veículos acreditam que é suficiente verificar
pastilhas e lonas e completar o fluido de freio.
Porem, o sistema de freio é composto de vários
componentes: mangueiras, o´rings, embolo, anéis de vedação, pistões,
pastilhas, lonas e demais componentes. Todo esse mecanismo é acionado através
da força do cilindro mestre que pressuriza o fluido de freio. Para garantir
sua eficiência, verifique periodicamente.
Fluido de freio.
O fluido de freio vai perdendo as
propriedades com o passar do tempo, independentemente do uso do carro. Acontece
que o fluido é hidrostático e absorve umidade do ar; esta absorção de água
pode fazer com que o freio fique instável. Mesmo que o veiculo fique imóvel
por um longo tempo; Por este motivo deve-se troca o fluido de freio a cada
10.000 km ou um ano.
Veiculo puxa para um dos lados durante a frenagem Uma das várias causas é entupimento dos flexíveis ou magote. Esse defeito faz com que o veiculo puxe para o lado oposto ao flexível ou magote entupido, pois não haverá pressão de fluido sobre a pinça de freio ou cilindro de roda. Este defeito faz com que o veiculo se desgoverne em freadas mais bruscas. Outro defeito que normalmente ocorre é o engripamento de pinças de freio ou cilindro de freio de rodas. Poderá ocorrer micro vazamento em conexões e fazer com que a pressão do fluido não chegue equalizada nas quatro rodas.
Ruído ao acionar
o pedal de freio sinaliza problemas
Ao acionar o pedal de freio e correr ruídos ou
barulhos mais graves é sinal que
esta havendo alguma deficiência no sistema de atrito que poderá ser; pastilha
de freio desgastada,disco de freio empenado ou com rebarba, lonas de freio
desgastadas, folga de rolamento de rodas faz com que o disco de freio ou
tambor saia de centro. Algum corpo estranho no sistema de atrito. Nos casos
relatados, deve-se procurar imediatamente uma oficina para efetuar o
diagnóstico e o devido reparo do problema.
Fluido de freio não pode sumir do
reservatório
Se for notada a falta de fluido de freio, e se o mesmo for reposto e logo em seguida se notar a sua falta no reservatório, procure por vazamento no sistema tais como; mangote ressecado, duto de freio rachado, pinça de freio vazando, cilindro de rodas vazando, cilindro mestre vazando; No caso do cilindro mestre acontece um vazamento que não é detectável de imediato, pois o vazamento ocorre na vedação do cilindro mestre e está localizada entre a base de fixação ao servo freio e o próprio servo freio; neste caso o fluido de freio é derramado e também sugado pelo servo freio que fará um acúmulo no seu interior e após atingir certo nível, este fluido será sugado pelo motor e irá parar dentro da câmara de explosão, podendo inclusive ocasionar falha no motor pelo fato do fluido empapar a(s) vela(s). Portando fique atento.
Trepidação ou
trancos ao acionar o freio
Normalmente
trepidações ou trancos ao acionar o freio é proveniente de empenamento de
disco de freio ou tambores de freio, ainda pode ocorrer o deslocamento de uma
pastilha de freio do seu alojamento ou ainda lonas de freio que se soltam da
sapata de freio traseiro por estarem desgastadas e com isto soltam os rebites
ou a colagem (algumas lonas são coladas).
Freio estacionário não consegue parar o veiculo ou mante-lo imóvel
Neste caso devem-se
inspecionar as lonas de freio, tambores de freio ou discos de freio e
pastilhas de freio; neste segundo caso (se o freio traseiro for a disco e
pastilhas de freio).
Quando o sistema de freio estacionário (freio de
mão) estiver com a alavanca muito alta ao ser acionada deve-se antes de
executar uma regulagem do cabo, analisar as condições dos itens no parágrafo
acima descrito, pois a alavanca poderá até ficar mais baixa ao se acionado o
freio estacionário, más não terá um bloqueio das rodas eficiente.
Uma forma
de analisar o bom funcionamento do freio estacionário é; engatar a primeira
marcha com o freio estacionário aplicado e soltar devagar a embreagem e sem
acelerar o veiculo que deverá apagar o motor pelo fato das rodas traseiras
estarem bloqueadas pela aplicação do freio estacionário ou de mão.
Pedal de freio duro
O que é comum ocorrer neste caso é algum
problema no servo freio ou (cuíca) que pode ter o seu diafragma furado ou
rasgado e fará com que o vácuo oriundo do motor e aplicado no servo freio,
seja perdido e também fará com que o motor apresente falhas ou trepidações. A
este defeito dar-se o nome estanquiedade ou mais conhecido como entrada falsa
de ar. O papel do servo freio é acionar o cilindro mestre através do comando
do pé do condutor quando este aciona o
pedal do freio.
Pedal de freio baixo ou esponjoso
Ao acionar o
pedal de freio, este deve ser macio e para de descer o seu curso em +- um
treco do seu curso e ficar firme (isto com motor ligado). È comum quando
motor está desligado e condutor pressiona o pedal do freio e da a partida o
pedal deve descer dois terços do seu curso e para de descer, se por acaso
isto não ocorrer (ou seja o pedal não descer macio) verifique o servo freio.
Más se ao aplicar o pedal e o mesmo ficar esponjoso e ou descer até o
assoalho, verifique os itens acima descritos como tubulações, mangotes etc.
Autor: Paulo Furtado. |