Como Funcionam os Relés
Relê Automotivo
Os relês automotivos são componentes
chaveadores e temporizadores em um circuito elétrico. Através de um sinal de
baixa corrente o relê fecha seu contato de alta corrente permitindo a passagem
de uma corrente de trabalho para um consumidor. O relê funciona com o princípio
do eletromagnetismo sendo um componente muito utilizado na arquitetura elétrica
no automóvel.
O relê automotivo conta com uma bobina,
que é alimentada com positivo e negativo através de dois contatos, geralmente
denominada pinos 85 e 86 do relê.
[Bobina do relê]
Esta bobina, quando energizada, produz ao
seu redor um campo magnético, ou seja, ela se torna um eletroímã que por sua
vez irá atrair uma palheta fazendo o contato em mais dois pinos, 30 positivo
direto da bateria e 87 saída de trabalho que vai alimentar o consumidor
elétrico.
[Contatos de chaveamento do relê]
Dessa maneira os interruptores do painel servem somente para
alimentar a bobina de seu respectivo relê preservando a vida útil do
interruptor e minimizando a robustez do mesmo, já que a corrente de trabalho
que alimenta o consumidor vai direto para o relê.
Contatos do Relê aberto
Contatos do Relê aberto
Contatos do Relé Fechado
Contatos do Relé
Outro fator é que o relê acaba poupando a
passagem de alta corrente elétrica para dentro do carro e no painel de
instrumentos, evitando fios de grosso diâmetro e diminuindo o risco de incêndio
no Automóvel.
Os relês ainda podem conter um circuito interno temporizado, com a função de alimentar por alguns segundos a bobina do relê, mesmo que o interruptor esteja desligado. Um exemplo é a luz de cortesia interna no automóvel, quando o motorista fecha a porta, a luz permanece ligada por alguns segundos. Este efeito acontece devido a interação de um componente chamado capacitor, muito parecido com uma pilha, que absorve energia e alimenta a bobina do relê por alguns segundos quando o interruptor for desligado.
Os relês ainda podem conter um circuito interno temporizado, com a função de alimentar por alguns segundos a bobina do relê, mesmo que o interruptor esteja desligado. Um exemplo é a luz de cortesia interna no automóvel, quando o motorista fecha a porta, a luz permanece ligada por alguns segundos. Este efeito acontece devido a interação de um componente chamado capacitor, muito parecido com uma pilha, que absorve energia e alimenta a bobina do relê por alguns segundos quando o interruptor for desligado.