HISTÓRIA DA BATERIA
Nascia, então, a bateria recarregável. Os primeiros veículos funcionavam à base de magneto para alimentação da bobina e das velas, sendo que a partida era a base de manivela e a luz era alimentada com gás de carbureto gerada por um pequeno aparelho instalado no próprio veículo, cujo gás alimentava diretamente o farol. Foi nos idos de 1912 que surgiu a ignição por bateria, e os novos veículos registravam grandes melhorias e passavam a vir equipados com a partida elétrica tendo uma fonte de energia (bateria) e uma fonte de produção de corrente (dínamo ou alternador), sendo a luz alimentada pelo próprio sistema elétrico. Este conceito aplica-se até os dias de hoje. O QUE É UMA BATERIA? O correto seria "O que é um acumulador elétrico", pois o mesmo é composto de 3 ou 6 baterias de 2 volts cada uma, gerando 6 ou 12 volts respectivamente, mas, na prática, conhecemos por BATERIA. Uma bateria nada mais é que um equipamento que converte energia química em energia elétrica e vice-versa, sendo que, através de uma reação química interna, há geração de corrente elétrica. FUNÇÃO DA BATERIA Nos veículos propulsionados por motores de combustão interna (álcool, diesel e gasolina), a bateria tem diversas funções, sendo, a principal delas, fornecer energia elétrica ao motor de arranque e ao sistema de ignição, quando o motor não está em funcionamento, além de agir como estabilizador de voltagem do sistema elétrico como um todo. COMO FUNCIONA UMA BATERIA Uma bateria basicamente é formada quando duas placas distintas (positiva e negativa), intercaladas por um separador, são imersas em uma solução eletrolítica, constituída por 70% de água e 30% de ácido sulfúrico. Em Todos os tipos de baterias chumbo-ácido, as placas contêm peróxido de chumbo e chumbo metálico. Durante a reação química, que se verifica com a solução e as placas, é gerada uma tensão nominal de 2 volts entre as placas positiva e negativa. Quando o circuito é fechado por meio de um fio externo, a corrente flui através deste fio. Uma corrente direta deixa a célula partindo do eletrodo positivo, gerando uma descarga elétrica e convertendo energia química em energia elétrica. SAIBA COMO CUIDAR DE UMA BATERIA Para que a sua bateria dure mais, é preciso seguir alguns cuidados. Vejam quais são eles: APLICAÇÃO: Verifique se a bateria que está no seu carro é o tipo correto, conforme o catálogo do fabricante. FIXAÇÃO: Verifique se a bateria está bem presa ao suporte, evitando a vibração quando o carro estiver em movimento. NÍVEL DA SOLUÇÃO: A bateria é composta por placas de chumbo imersas em uma solução (ácido e água). Verifique regularmente se está solução se encontra entre 1cm e 1,5cm acima das placas. Caso esteja abaixo deste nível, deve-se colocar água destilada (encontrada em auto-elétricas). Nunca use água comum. Nova geração de baterias: Nos dias atuais usam-se baterias do tipo selada que usa cálcio de molibdênio que é uma substância menos volátil e portando não necessita de manutenção nas baterias do tipo selada. SITUAÇÃO ELÉTRICA DO VEÍCULO: O bom funcionamento da bateria vai depender da situação elétrica do seu carro. Por isso, passe regularmente (a cada 90 dias) em uma auto-elétrica de sua confiança e peça a checagem da parte elétrica do seu carro. Este exame é feito por um aparelho chamado multímetro que irá apontar se o veículo está atendendo as condições de carga exigidas pela bateria. |
Este blog foi criado para mostrar como funciona o motor e o seu sistema de gerenciamento eletrônico de combustível no automóvel. Paulo Furtado: Idealizador e instrutor do Projeto Novo Horiznte