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Como Funciona o Alternador

O Alternador Automotivo é um gerador de corrente elétrica e é o componente responsável para recarregar a bateria e alimentar todos os equipamentos eletrônicos do carro, seja injeção eletrônica, sistema de ignição, sinalização etc. Este componente transforma energia mecânica em energia elétrica. O Alternador é movido por uma correia que está ligada a polia do motor principal e necessita de uma rotação (X )variando de modelo para modelo, em média 500 RPM, para o mesmo começar a gerar eletricidade.



Confira os principais componentes do alternador:


 ESTATOR

Esse componente tem como função gerar a corrente elétrica. O estator é a junção, ou união de um conjunto de bobinas isoladas entre si que são fixadas em um conjunto de laminas de aço. Mas para que esse componente gere a energia é necessário um campo magnético que é produzido pelo rotor.





Geralmente quando um alternador para de carregar as baterias o defeito pode está nos estator, defeito este  pode ser provocado por curto-circuito entre as bobinas e as laminas de aço o que impede o mesmo de gerar energia.








ROTOR: 

Esse  componente é que cria  campo magnético que faz o estator gerar corrente elétrica. Ele é formado por um eixo de aço com uma bobina enrolada no seu interior, sendo que a capacidade de energia gerada depende da quantidade de voltas de fio de cobre enrolada no rotor.


O problema comum desse componente é curto circuito da bobina com a sua carcaça ou o desgaste do coletor, o que provoca a diminuição ou até mesmo incapacidade de gerar corrente elétrica.






PLACA RETIFICADORA:

 Este componente ou placa de diodos é responsável por transformar a corrente Alternada gerada pelo alternador em corrente continua usada para carregar a bateria e alimentar os outros componentes do carro. Geralmente usa (3) Três diodos positivos e (3) Três diodos negativos.








O defeito mais comum que ocorre nessa placa é a queima dos diodos, normalmente queima um por vez, ou entra em curto circuito o que acaba atrapalhando o funcionamento do conjunto. No caso de curto circuito fará a bateria se descarregar. Esse componente é que liga a luz do painel com o motor funcionando alertando que o alternador parou de carregar. 



REGULADOR DE TENSÃO: 

Esse componente é responsável pela regulagem da voltagem gerada pelo alternador em qualquer rotação do motor, com isso não deixa que haja picos de corrente elétrica. Outra função é evitar que a bateria do carro fique sobrecarregada.







O defeito mais comum neste componente é o desgaste das escovas o que acaba prejudicando ou mesmo parando o funcionamento do alternador.





ROLAMENTOS: 

Os rolamentos têm a função de Mancais de apoio e evitar o atrito, geralmente são encontrados dois rolamentos um em cada ponta do eixo Rotor.










Como é comum em todos os rolamentos, com o tempo ocorre o desgaste podendo trazer ruído ou mesmo travar, nestes casos a única solução é a substituição dos rolamentos defeituosos.