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HISTÓRIA DA BATERIA



HISTÓRIA DA BATERIA

A primeira bateria tem suas origens nas descobertas do italiano Alessandro Volta em 1800, quando inventou a pilha não recarregável. Em 1859, o físico francês Gaston Planté idealizou uma bateria para acumular energia elétrica, constituídas basicamente de duas placas de chumbo, separadas por placas de borracha imersas em uma solução diluída de ácido sulfúrico.

Nascia, então, a bateria recarregável. Os primeiros veículos funcionavam à base de magneto para alimentação da bobina e das velas, sendo que a partida era a base de manivela e a luz era alimentada com gás de carbureto gerada por um pequeno aparelho instalado no próprio veículo, cujo gás alimentava diretamente o farol.

Foi nos idos de 1912 que surgiu a ignição por bateria, e os novos veículos registravam grandes melhorias e passavam a vir equipados com a partida elétrica tendo uma fonte de energia (bateria) e uma fonte de produção de corrente (dínamo ou alternador), sendo a luz alimentada pelo próprio sistema elétrico.

Este conceito aplica-se até os dias de hoje.

O QUE É UMA BATERIA?

O correto seria "O que é um acumulador elétrico", pois o mesmo é composto de 3 ou 6 baterias de 2 volts cada uma, gerando 6 ou 12 volts respectivamente, mas, na prática, conhecemos por BATERIA.

Uma bateria nada mais é que um equipamento que converte energia química em energia elétrica e vice-versa, sendo que, através de uma reação química interna, há geração de corrente elétrica.







FUNÇÃO DA BATERIA

Nos veículos propulsionados por motores de combustão interna (álcool, diesel e gasolina), a bateria tem diversas funções, sendo, a principal delas, fornecer energia elétrica ao motor de arranque e ao sistema de ignição, quando o motor não está em funcionamento, além de agir como estabilizador de voltagem do sistema elétrico como um todo.

COMO FUNCIONA UMA BATERIA

Uma bateria basicamente é formada quando duas placas distintas (positiva e negativa), intercaladas por um separador, são imersas em uma solução eletrolítica, constituída por 70% de água e 30% de ácido sulfúrico.

Em Todos os tipos de baterias chumbo-ácido, as placas contêm peróxido de chumbo e chumbo metálico.

Durante a reação química, que se verifica com a solução e as placas, é gerada uma tensão nominal de 2 volts entre as placas positiva e negativa. Quando o circuito é fechado por meio de um fio externo, a corrente flui através deste fio. Uma corrente direta deixa a célula partindo do eletrodo positivo, gerando uma descarga elétrica e convertendo energia química em energia elétrica.

SAIBA COMO CUIDAR DE UMA BATERIA

Para que a sua bateria dure mais, é preciso seguir alguns cuidados.

Vejam quais são eles:



APLICAÇÃO:

Verifique se a bateria que está no seu carro é o tipo correto, conforme o catálogo do fabricante.




FIXAÇÃO:

Verifique se a bateria está bem presa ao suporte, evitando a vibração quando o carro estiver em movimento.

NÍVEL DA SOLUÇÃO:

A bateria é composta por placas de chumbo imersas em uma solução (ácido e água). Verifique regularmente se está solução se encontra entre 1cm e 1,5cm acima das placas.
Caso esteja abaixo deste nível, deve-se colocar água destilada (encontrada em auto-elétricas).

Nunca use água comum.

Nova geração de baterias:
Nos dias atuais usam-se baterias do tipo selada que usa cálcio de molibdênio que é uma substância menos volátil e portando não necessita de manutenção nas baterias do tipo selada.

SITUAÇÃO ELÉTRICA DO VEÍCULO:

O bom funcionamento da bateria vai depender da situação elétrica do seu carro. Por isso, passe regularmente (a cada 90 dias) em uma auto-elétrica de sua confiança e peça a checagem da parte elétrica do seu carro. Este exame é feito por um aparelho chamado multímetro que irá apontar se o veículo está atendendo as condições de carga exigidas pela bateria.