Seguidores

BOBINAS DE IGNIÇÃO

Ignição A eletrônica começou a fazer parte do sistema de ignição de uma forma gradual. Inicialmente, utilizou­se um transistor para fazer o chaveamento da bobi­na de ignição substituindo o platinado, num circuito simples conforme mostra a figura 1.

Figura 1


A idéia era simples. O platinado ao chavear o en­rolamento primário da bobina opera comutando u-ma carga indutiva de alta corrente. Isso faz com que na sua abertura, a energia armazenada no campo da bobina gere um pulso de alta tensão de retorno que provoca uma faísca nos contatos do platinado. Esta faísca tende a queimar os contatos que se desgastam com facilidade, provocando falhas do sistema de ignição. Utilizando-se um transistor de potência, como o mostrado na figura 2, pode-se controlar a corrente sem contatos e a partir de uma corrente de comando muito menor circulando pelo platinado.



Figura 2 - Transistor de po­tência encontrado em siste­mas de ignição.


Em outras palavras, o platinado ainda existe, mas trabalha com uma corrente muito menor, sem a o­corrência de faísca, o que aumenta a confiabilidade do sistema e sua durabilidade. Este tipo de ignição é denominado "Ignição Assistida". Neste sistema, o defeito mais comum é justamente a queima do tran­sistor de potência que trabalha normalmente nos seus limites, controlando uma corrente elevada. Nu-ma segunda etapa, o sistema de ignição evoluiu para o que hoje predomina na maioria dos veículos automotores. Trata-se da ignição eletrônica propria-mente dita ou ignição por "descarga capacitiva". 

 

Bobina Asfáltica


A bobina de ignição é o componente responsável pela geração da alta tensão que produzirá a faísca na vela. Há muitos anos se produziam bobinas com óleo, mas a evolução dos motores modernos requer sistemas de ignição mais potentes.
Resina asfáltica das Bobinas Bosch
  • Melhor isolante sólido.
  • Mantém os enrolamentos fixos.
  • A resina sólida evita curto-circuito interno.
  • Evita gotejamentos. Funciona em qualquer posição.
  • Melhor rigidez dielétrica (isolante elétrico).
  • Maior potência de ignição.
  • Aplica-se para ignição eletrônica.

Bobina Plástica


Os novos motores, mais otimizados e com elevadas rotações, requerem sistemas de ignição mais potentes.

Para esses motores, foram desenvolvidas novas bobinas de ignição com formas geométricas diferentes das tradicionais, conhecidas como bobinas plásticas.
Vantagens das bobinas plásticas em relação às bobinas asfálticas tradicionais:
  • Maior tensão de ignição.
  • Mais disponibilidade de faíscas por minuto.
  • Tamanho pequeno, ocupando menos espaço no compartimento do motor.
  • Mais leve.
  • Em muitos veículos, devido ao sistema de ignição estático, dispensa o uso do distribuidor.
  • Pode ser construída em diversas formas geométricas, dependendo da necessidade e espaço disponível no compartimento do motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.