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Sensor MAP

Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP)O sensor MAP (Manifold Absolut Pressure) é um transdutor trifilar que mede a pressão interna do coletor de admissão. Quando o motor está desligado, a pressão do coletor é a mesma que a atmosférica: aproximadamente 103 kPa (15 psi), ao nível do mar. Quando o motor está funcionando, a pressão do coletor é inferior, devido à sucção desenvolvida pelos pistões. Durante o funcionamento do veículo, as mudanças de posição do acelerador e na carga do motor têm um efeito direto na pressão do coletor. Essa relação permite a ECM calcular o fluxo de ar do motor baseado no sinal do sensor MAP. Esse sensor, geralmente é fixado no coletor de admissão ou próximo dele.



Funcionamento do Sensor MAP

O módulo de controle do motor envia um sinal de 5 Volts ao sensor MAP e monitora a voltagem na linha do sinal. Com a chave de ignição ligada e o motor desligado, o sinal do sensor MAP é praticamente o mesmo que a voltagem de referência, já que o sensor mede a pressão atmosférica. Se o motor estiver funcionando, a baixa pressão no coletor de admissão faz com que o sinal do sensor MAP caia aproximadamente 1 Volt. Dependendo do veículo, a ECM pode utilizar o sinal deste sensor para:
• controle de combustível
• avanço de ignição
• compensação devido à altitude
• testes de diagnóstico OBD-II
• pontos de mudança de marchas na transmissão (somente nas transmissões eletrônicas/ automáticas).

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