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SENSOR DE POSIÇÃO DE BORBOLETA (TPS)

O sensor de posição do acelerador é conhecido pelo nome técnico de potenciômetro, que é um dispositivo projetado para detectar movimento.
Quando o motorista pressiona o pedal do acelerador, o sensor TPS (Throtlle Position Sensor) detecta a alteração do ângulo do acelerador e envia esta informação ao módulo de controle do motor. Há três circuitos que conectam o sensor TPS à ECM. Um de referência, de 5 Volts, um da linha do sinal e um de aterramento (retorno de sinal). Como mostra a figura abaixo, a corrente circula entre os circuitos de alimentação e os de aterramento, em toda a amplitude da extensão do resistor.
O contato deslizante detecta a voltagem disponível em diversos pontos ao longo do resistor, que correspondem à posição real do pedal do acelerador.



Funcionamento detalhado do sensor TPS
O módulo de controle do conjunto propulsor envia um sinal de 5 Volts ao sensor TPS e monitora a voltagem na linha do sinal. Quando o acelerador está fechado, o contato deslizante está no ponto mais próximo do lado do aterramento do circuito.
Nessa condição, a voltagem do sinal é somente de meio Volt (ver a figura acima). Quando o acelerador está aberto, o braço do contato deslizante move-se para o lado de alimentação do circuito. Isso causa um aumento constante na voltagem do sinal, até um máximo de 5 Volts, com o acelerador totalmente aberto.

É importante verificar para que lado gira o TPS para a direita (sentido horário) ou para a esquerda (sentido anti-horário) cada um tem a sua aplicação.
As montadoras fazem esta diferença pela cor do núcleo.
No sistema Marelli, o TPS de núcleo preto, gira para a direita e é usado na maioria dos carros com sistema de injeção Marelli.
Já o núcleo branco, que gira para a esquerda, é usado no Tempra 16V 95 em diante e nos Gol e Parati 2.0 16V 97 em diante.
No sistema GM o núcleo preto gira para a direita no sentido horário e é aplicado nos Corsa e Celta 4 bicos. O núcleo branco gira para a esquerda no sentido anti-horário e é aplicado nos Monza, Kadet, Ipanema, Corsa e S10 1 bico só.

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